Empresas

Usinas de energia solar & PPA - Power Purchase Agreement 

Com a evolução dos sistemas de geração solar e as dificuldades do país em relação ao abastecimento energético, cada vez mais indútrias e empresas, têm se interessado em projetos de autogeração de energia limpa. 

 

Comum na Europa e nos Estados Unidos, o modelo PPA (Power Purchase Agreement – Acordo de compra de energia) vem crescendo cada vez mais no Brasil.

 

Em projetos de PPA, o cliente empresarial se compromete apenas a comprar a energia gerada, com um desconto imediato e contínuo de 10% a 15%, ao mês, em relação aos valores gastos anteriormente, com a concessionária de energia. Todos os custos de projeto, são financiados por investidores.

Quanto tempo para começar a gerar energia para sua empresa?

 

As usinas solares que irão fornecer a energia contratada, são desenvolvidas em um período de seis a nove meses, após contrato assinado, com duração média de 15 anos.

É um modelo novo por aqui?


O Brasil vem experimentando com sucesso este modelo, apesar da cultura de contratar pouco a longo prazo, já que são são acordos de 15, 20 anos, ou até mais, dependendo do projeto. Nos Estados Unidos e na Europa, de 85% a 90% dos projetos solares são feitos a partir de PPAs. 

Qual a diferença de preço em relação à energia vendida pela rede?


Economia em cerca de 10%, 15% a menos do que o preço que os clientes pagam para a concessionária, dependendo do que está incluído no projeto.

Esse tipo de projeto pode ser uma solução complementar aos problemas de abastecimento do país?


A partir do momento em que o comércio e a indústria passam a ser um autogerador de uma parte, produzindo de 20% a 30%, eles minimizam os riscos de racionamento. Se houver racionamento, eles não são afetados, porque geralmente o que acontece nessas situações é uma redução de 20% a 30% no fornecimento de energia por parte da rede.

Já existem PPAs de energia solar hoje no País?

 

Sim, normalmente este movimento de adoção de novas tecnologias e eficiência em gestão, sempre foi liderado por grandes companhias. Muitas destas, já possuem contratos de consumo de energia limpa em longo prazo. 

As soluções empresariais de energia solar se restringem aos contratos de PPAs?

Não, muitas companhias tem investido em sistemas proprietários de geração, objetivando o retorno financeiro em médio prazo e ganhos em longo. 

 

Placas fotovoltaicas de qualidade premium

Financiamento

Tel.: +55 11 3199 0209

CIdade Jardim Corporate

Av. Magalhães de castro, 4.800 - 14 Andar - Park Tower 
CEP 05502 001 - São Paulo

  • Instagram - Black Circle